sobre ppgppij foto alcy filho OXXLn giZc unsplash

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude (PPGPPIJ) - Mestrado Profissional estabelece conexões e agudiza a articulação entre a pesquisa acadêmica e o campo de atuação profissional das políticas públicas na área da infância, adolescência e juventude, contribuindo para qualificação dos processos de formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas para a população infanto-juvenil.

Alinhado à Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade (EPPIJD), criada em 2018, o PPGPPIJ avança no atendimento de uma crescente demanda do setor público relativa ao acompanhamento, análise e avaliação de políticas públicas na área da infância, adolescência e juventude, diferenciando-se pelo caráter propositivo e interventivo próprio da modalidade profissional.

Com foco nos profissionais de diversas áreas de conhecimento e atuação que prestam serviços e assessoram o poder público, o PPGPPIJ busca dar respostas diretas aos desafios impostos por suas experiências. O PPGPPIJ alia o aprofundamento e a atualização teórico-metodológica à investigação e à sistematização de dados produzidos na realidade cotidiana, desenvolvendo pesquisas e produções sociais fundamentadas em abordagens multi e interdisciplinares, com metodologias inovadoras e participativas.

Imerso no contexto histórico, político e cultural de construção e afirmação dos direitos humanos e das políticas públicas voltadas para infância, adolescência e juventudes, o PPGPPIJ ocupa assim a linha de frente no enfrentamento político dos condicionantes econômicos e estruturais que fortalecem o quadro de exclusão social, violência e pobreza dos grupos populacionais em foco.

O PPGPPIJ é fruto da trajetória singular do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB), que tem o objetivo de produzir, articular, integrar e disseminar conhecimentos e práticas multi, inter e transdisciplinares, conectando diferentes saberes e apostando na conexão entre ciência e humanismo no cumprimento de sua função social - em diálogo com a crescente produção científica de excelência e o compromisso com a transformação social.

Protagonismo e relevância do PPGPPIJ

O PPGPPIJ se torna ainda mais importante por estar na capital do país, que abriga as sedes dos governos federal, distrital e de vários organismos internacionais, contribuindo com a formação qualificada e a produção de conhecimentos de excelência para a promoção dos direitos da infância e juventude, além do desenvolvimento regional.

Nos quatro estados e em grande parte dos municípios da região, com maior ou menor grau de institucionalidade, encontram-se instalados órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente – SGD, instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.

Público-alvo

Profissionais vinculados às políticas públicas no campo da infância, adolescência e juventude, interessados em uma abordagem inter e multidisciplinar de atuação, investigação e produção de conhecimento técnico e científico, como por exemplo: operadores do direito; gestores de políticas públicas; profissionais de organizações não-governamentais e governamentais; Conselheiros Tutelares; Conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente; profissionais ligados aos programas de atendimento e ao sistema de justiça; policiais; educadores; assistentes sociais; profissionais de saúde; técnicos, entre outros.

Dado o seu caráter interdisciplinar, acolhe egressos de diferentes áreas do conhecimento como Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde, desde que a proposta de trabalho tenha aderência à área de concentração e às linhas de pesquisa.

Perfil do egresso

O egresso do PPGPPIJ deve apresentar o seguinte perfil:

  1. leitura crítico-analítica das políticas públicas relativas à infância, adolescência e juventude;
  2. expertise na atuação interdisciplinar e intersetorial no âmbito das políticas públicas para infância, adolescência e juventude, apoiada na mobilização e articulação de conhecimentos e metodologias técnico-científicas;
  3. articulador de redes sociais e de sistemas de proteção e garantia de direitos, orientado ao fortalecimento da intersetorialidade entre as políticas públicas na área da infância e juventude;
  4. compromisso com a realização de pesquisas, produção de conhecimento e desenvolvimento de soluções inovadoras que respondam a demandas da sociedade.

Objetivo geral

Oportunizar formação técnico-científica àqueles que buscam respostas inovadoras, em perspectiva interdisciplinar e interseccional, para os desafios contemporâneos da infância, adolescência e juventude no contexto das políticas públicas a elas relacionadas.

Objetivos específicos

  1. Formar recursos humanos fundamentados teórica e metodologicamente para a compreensão, análise e intervenção interdisciplinar sobre problemáticas sociais no campo da infância, juventude e diversidade social.
  2. Problematizar as práticas institucionais por meio de marcos teóricos relativos aos direitos humanos, especificamente no campo da infância, adolescência juventude e diversidade social, com a finalidade de formar profissionais, pesquisadores e docentes capazes de transpor as fronteiras disciplinares e setorializadas para umas práxis interdisciplinar, transversal e intersetorial.
  3. Oferecer subsídios e ferramentas para a construção de um conhecimento crítico fundamentado na realidade das instituições, da sociedade e dos saberes dos cidadãos que acessam as políticas públicas com a finalidade de construir análises, avaliações e planejamentos pautados nos princípios da incompletude, da territorialidade, da descentralização e da participação.
    Desenvolver metodologias e tecnologias inovadoras como soluções a problemas na área de políticas públicas direcionadas a infância, adolescência e juventude e da promoção da igualdade dos direitos sociais.
  4. Estabelecer intercâmbios e cooperação acadêmica com instituições nacionais e estrangeiras com vistas a aprofundar a pesquisa, a produção e a socialização do conhecimento, de saberes e de práticas disseminadoras e potencializadoras dos direitos humanos.
  5. Contribuir para os processos de produção de conhecimento e qualificação profissional visando o fortalecimento do Estado democrático de direitos, da defesa da laicidade e da crítica aos processos de exclusão social e criminalização como pretensa solução para os problemas sociais.
  6. Favorecer a construção de redes de articulação entre a academia, os movimentos sociais e os poderes públicos, a fim de contribuir para a formulação de políticas públicas na área do Programa.