banner top nucleos2

ingresso Núcleo de Estudos da Infância e da Juventude (NEIJ)

Tem como principal missão subsidiar, através do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, as Políticas Públicas com vistas à prevenção, à promoção e à garantia dos direitos da Infância e da Juventude.
Site: neij.unb.br


ingresso Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde (NESPROM)

Tem como propósito a realização de investigações interdisciplinares centradas na articulação entre as políticas públicas de saúde e o desenvolvimento de tecnologias educativas, assistenciais e de gestão para a promoção da saúde da população infanto- juvenil.
Site: nesprom.unb.br
Linha de pesquisa: recriarse.wordpress.com


ingresso Núcleo de Estudos sobre Diversidade Sexual e de Gênero (NEDIG)

Busca consolidar, fortalecer e ampliar os estudos da diversidade afetiva, sexual e de gênero, ao longo de todo o ciclo vital, bem como as perspectivas epistemológicas ancoradas em experiências de identidades estigmatizadas por não corresponder a normas heterossexistas.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


ingresso Núcleo de Estudos em Estudos Agrários (NEAGRI)

Propõe-se a congregar profissionais da comunidade acadêmica, de instituições públicas ou privadas, bem como membros ativos da sociedade civil, em torno dos problemas e questões vinculadas a estrutura agrária brasileira, sua dinâmica e desenvolvimento. O uso do conceito agrário aqui é o mesmo adotado no Estatuto da Terra. Nele, não só estão disciplinados os direitos e obrigações concernentes aos bens imóveis rurais, como também são tratadas as execuções da reforma agrária, a promoção da política agrícola e do desenvolvimento rural.

Site: neagri.unb.br


ingresso NELiS - Núcleo de Estudos em Linguagem e Sociedade

Fundado em 1987, o NELiS é um dos núcleos históricos do CEAM. No eixo estratégico de Linguagem, Comunicação, Cultura e Arte, e dialogando também com os eixos de Direitos Humanos e Políticas Públicas, o Núcleo dedica-se a estudos de linguagem na perspectiva crítica do discurso, focalizando pela via discursiva questões vinculadas a gênero, interseccionalidades, análise de políticas públicas, situação de rua, temas em saúde e deficiência, movimentos sociais, entre muitos outros.

Site: nelis.unb.br

 

Outros Núcleos de Pesquisa

ingresso Violes - Grupo de Pesquisa sobre Tráfico de Pessoas, Violência e Exploração Sexual de Mulheres, Crianças e Adolescentes

O VIOLES é um Grupo de Pesquisa sobre violência, exploração sexual e tráfico de mulheres, crianças e adolescentes, criado em junho de 2002, por um grupo de pesquisadores, especialistas e estudantes na temática. Está vinculado à Pós-Graduação de Política Social/UnB e à Pós-Graduação em Políticas Públicas para a Infância e Juventude/Ceam/UnB. Certificado pelo CNPq.

Site: violes.com.br


ingresso Grupo de estudos em saúde da criança, adolescente e família (GESCAF-UnB)

Tem como proposta o desenvolvimento de estudos sobre as experiências de crianças e famílias em situações de cronicidade; parentalidade; desenvolvimento infantil; intervenções de enfermagem e tecnologias aplicadas ao cuidado da criança, adolescente e família no processo saúde-doença. Para tanto, integra 4 linhas de pesquisa: Criança, família e políticas publicas; Família, Criança e Cuidado: estudo das experiências nas transições de saúde e doença; Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem; Prática Avançada de Enfermagem em Uropediatria.

Site: dgp.cnpq.br


ingresso Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Socioeducação (GEPDHS)

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Socioeducação propõe-se a reunir pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação interessados em estudos e pesquisas em desenvolvimento humano, sob a perspectiva histórico-cultural, em sua inter-relação com a socioeducação. Os estudos e publicações dos participantes deste Grupo visam contribuir para o avanço e disseminação do conhecimento sobre socioeducação e sua inter-relação com o desenvolvimento humano.

Site: dgp.cnpq.br


ingresso TEDis - Trabalho, Educação e Discriminação

O propósito do Grupo TEDis é o de promover estudos do trabalho a partir da sua articulação com o conhecimento e a educação formal, considerando especialmente as trajetórias educacionais diferenciais e os percursos ocupacionais desiguais com base em classe social, gênero e raça/etnia.

Site: tedis.unb.br


ingresso Grupo: Psicologia Dialógica e Cultural

Com base em perspectiva dialógica, histórico-sociocultural e semiótica, o grupo investiga variadas dimensões do desenvolvimento humano, nas relações de mútua constituição sujeito-cultura: interações sociais, comunicação e metacomunicação e processos dialógicos no curso de vida. Investiga a promoção da cultura da paz; a desconstrução da violência e preconceitos; socialização e socioeducação; a co-construção da subjetividade; o desenvolvimento ético- moral; a promoção da cidadania; e trajetórias do desenvolvimento do self dialógico. Além de construir novos conhecimentos científicos, o Grupo tem compromisso com a formação de pesquisadores e profissionais da psicologia para a promoção da democracia, inclusão e cultura de paz. Apresenta qualificada produção intelectual (livros, capítulos, artigos etc.) e tem intercâmbios acadêmicos nacionais e internacionais (Universidades de Aalborg, Autonoma de Madrid, Salerno, Webster, etc.). Grupo de Trabalho na ANPPEP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia): Psicologia Dialógica.

Site: dgp.cnpq.br


ingresso Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Socioeducação (GEPDHS)

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Socioeducação propõe-se a reunir pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação interessados em estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento humano, sob a perspectiva histórico-cultural, em sua inter-relação com a socioeducação. Os objetivos principais são: iniciativas de extensão e intervenção; pesquisa, produção e divulgação do conhecimento; e ensino, com a formação inicial de estudantes de graduação e formação continuada de profissionais para o trabalho na socioeducação. Os estudos e publicações dos participantes deste Grupo visam contribuir para o avanço e disseminação do conhecimento sobre socioeducação e sua inter-relação com o desenvolvimento humano, sobretudo em temas como: a) conceitos, sentidos e práticas em socioeducação; b) práticas e metodologias de atendimento socioeducativo; c) processo de escolarização dos adolescentes em medida socioeducativa; e) docência na socioeducação; e f) formação continuada de educadores e socioeducadores.

Site: dgp.cnpq.br


ingresso Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Raça, Juventude e Violência (RAJ)

O grupo vem abrigando, desde sua organização informal, estudantes de graduação, mestrado e doutorado, além de profissionais das áreas de interesse comum, realizando também eventos como seminários e rodas de conversa para a expansão do debate sobre os temas de interesse. O grupo se organiza em torno de duas linhas de pesquisa: Raça, Diáspora e colonialidade; e Violência, Estado penal, juventude e socioeducação.

Site: dgp.cnpq.br