As disciplinas estão estruturadas em obrigatórias e optativas. Para a obtenção do título de mestre o estudante deverá completar 21 créditos (correspondente a sete disciplinas de 3 créditos cada uma), sendo 9 créditos em três disciplinas obrigatórias e 12 créditos em quatro disciplinas optativas.

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Obrigatórias:

História e Contexto das Políticas para Infância e Juventude – Créditos 03

Ementa: O que infância, adolescência e juventude querem dizer: objeto e sujeito. Contexto e políticas para o segmento infanto-juvenil na formação histórica brasileira, na ótica do clientelismo, do higienismo, da repressão e situação irregular, do liberalismo e do neoliberalismo. Desigualdade e políticas infanto-juvenis. Proteção integral, participação e cidadania. A mercadorização da atenção à infância e à juventude. O dilema estudo e trabalho e a relação com o tráfico de drogas.

Pesquisas Sociais em perspectiva interdisciplinar e intersetorial – Créditos 03

Ementa: A pesquisa social no âmbito da política pública e sua contribuição crítica. Epistemologias interdisciplinares na construção da relação teórica e prática. A intersetorialidade das políticas sociais. Processos de planejamento, elaboração e aplicação de algumas técnicas de coleta/produção e de análise de dados/informações. Elaboração e apresentação de um projeto

Políticas Públicas, democracia e participação social - Créditos 03

Ementa: As políticas públicas e seu desenvolvimento na perspectiva de mediação entre Estado, sociedade civil, poder legislativo e poder judiciário. A análise de políticas públicas como instrumento de análise do Estado e das práticas governamentais. O processo de formulação das políticas públicas no Brasil. Políticas públicas, Estado e democracia na conformação da cidadania. A questão da participação social e a garantia do Estado democrático de direito Judicialização das políticas públicas. Estudos sobre políticas públicas direcionadas à infância e juventude. Direitos da criança e do adolescente e políticas públicas.

Optativas por linha de pesquisa

LINHA DE PESQUISA 1:
Políticas públicas, redes de proteção e atendimento à infância e juventude.


Violações dos direitos da criança, do adolescente  e jovem - Créditos 03

Ementa: Estudo e a análise das violências em suas diversas formas e manifestações na esfera pública e privada e nas relações sociais geradoras de desigualdade social. Questões de gênero, raça e diversidade sexual que afetam crianças, adolescentes e jovens na sociedade contemporânea. Sociedades disciplinares, práticas punitivas e de controle. Reprodução de violências nas instituições e espaços sociais como ação e expressão de violações de direitos. Sistema de proteção social, intersetorialidade e integração de políticas sociais. Metodologias e práticas interdisciplinares de enfrentamento de violências a crianças e adolescentes.

Violência estrutural e institucional: abordagens  interdisciplinares - Créditos 03

Ementa: Reflexões sobre o biopoder na Modernidade: dispositivos disciplinares de normalização e biopolítica. Consideração dos seguintes marcadores da desigualdade: sexismo; racismo; LGBTfobia; capacitismo; intolerância religiosa; gentrificação; xenofobia; criminalização; entre outros. Crítica à burocratização, à judicialização e à medicalização da vida. Abordagem da omissão estatal e das práticas de violência institucionais, considerando hegemonias epistemológicas e de categorias de classe profissionais, hierarquias, assédios, negligências, entre outras violações.

Estado penal, processo de criminalização e  neoliberalismo - Créditos 03

Ementa: Estado de direitos e políticas públicas. Democracia e laicidade. Crítica ao Estado de exceção e à precarização da vida no neoliberalismo. Reflexão sobre responsabilidade Estatal na violação de direitos e na promoção da equidade. Fenômenos contemporâneos de fragilização do Estado democrático: fundamentalismo religioso, militarização, entre outros. Autoritarismo e totalitarismo.

Avaliação de políticas e práticas de proteção - Créditos 03

Ementa: Modelos de gestão e avaliação de políticas públicas, programas e projetos. Políticas públicas, políticas sociais e direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens. Políticas públicas para infância e adolescência e sistemas internacionais de direitos humanos (ONU e OEA). O ciclo da política pública: formulação, implementação, avaliação. Princípio organizacional da intersetorialidade, incompletude e integração na gestão das políticas públicas para infância, adolescência e juventude. Avaliação orientada para a inovação. Participação de crianças e adolescentes na avaliação de políticas públicas. Temas emergentes em políticas públicas e direitos humanos de crianças e adolescentes.

 

LINHA DE PESQUISA 2:
Promoção do desenvolvimento na infância, adolescência e juventude.


Diversidade social e perspectiva interseccional – 3 Créditos

Ementa: Diversidade como direito. A problemática das relações sociais de sexo/gênero e raça/etnia a partir de uma perspectiva crítica feminista. Matrizes que ajudam a delimitar as principais abordagens do pensamento sobre a construção social da diferença entre os sexos/gêneros. Interrelações entre racismo institucional, patriarcado e desigualdade social. Importância da perspectiva interseccional (raça, gênero, sexualidades e classe) para o respeito às diferenças no campo da infância e juventude. Formas de educar crianças e jovens para relações raciais e de gênero. Contribuições da transversalidade e intersetorialidade nas políticas públicas. Análise das práticas nas redes de atendimento a crianças e adolescentes.

Política e práticas socioeducativas – 3 Créditos

Ementa: Estatuto da Criança e do Adolescente. Medidas socioeducativas e Socioeducação. Projetos e ações (sócio)educativas em contextos institucionais diversificados como dispositivo de promoção do desenvolvimento humano. Implicações para as práticas educativas formais e informais.

Processos de Desenvolvimento Humano – 3 créditos

Ementa: O campo interdisciplinar da ciência do desenvolvimento humano: interfaces biológicas, culturais e psicológicas. Processos de Desenvolvimento Humano ao longo do curso de vida. Interseções entre contextos socioculturais, culturas e práticas institucionais no processo de desenvolvimento humano. Intervenções em Desenvolvimento Humano nos contextos socioculturais e institucionais cotidianos e as implicações para as práticas profissionais: os desafios da atuação multi e interdisciplinar.

Trabalho, Educação e Políticas Públicas – 3 Créditos

Ementa: Estudo da relação entre a Educação e o trabalho, identificando as concepções e os fundamentos das principais teorias que enfocam esta relação, visando à compreensão e o enfrentamento da realidade concreta na cidade e no campo. O trabalho como ponto de partida para compreensão dos processos educativos e a concepção de alienação e suas diferentes formas. Políticas públicas no contexto do neoliberalismo. A ideologia do terceiro setor e o empresariamento na concepção e na gestão da educação. Democracia, cidadania e emancipação humana. A formação humana para além do capital. A luta e o protagonismo dos/as trabalhadores/as na ampliação da esfera pública.

Seminário de projetos e produtos – 3 Créditos

Ementa: Trabalho orientado para a finalização de produção científica ou tecnológica de conclusão do curso. Desenvolvimento do projeto de pesquisa e/ou tecnológico elaborado. Elaboração e defesa pública dos relatórios finais dos projetos de pesquisa ou de intervenção desenvolvidos pelos discentes, como requisito para obtenção do título.

Tópicos em infância e juventude no contexto das políticas públicas – 3 créditos

Ementa aberta de acordo com o tema escolhido pelo docente