Deputada Érika Kokay participa da aula inaugural do PPGPPIJ 2025.1
Érica Kokay (no centro), docentes, discentes e convidadas(os)
O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude (PPGPPIJ) - Mestrado Profissional realizou, na última sexta-feira (11), a aula inaugural do semestre 2025.1, com o tema “A territorialização e as infâncias indígenas à luz dos 35 anos do ECA”. O evento contou com a presença da excelentíssima deputada federal Érika Kokay (PT-DF), que tem sido parceira fundamental do programa e das iniciativas voltadas às infâncias dos povos originários.
A atividade reuniu, além de discentes, docentes e egressos, lideranças indígenas envolvidas na pesquisa multicêntrica “Povos Originários e suas Infâncias no Brasil: História, Contexto e Fundamentos Teóricos”, desenvolvida em seis estados brasileiros — Amazonas, Mato Grosso, Roraima, Distrito Federal, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. O estudo é coordenado pelo Observatório dos Povos Originários e suas Infâncias (OpoInfância/Ceam/UnB) e pode ser acessado neste link. Tanto o PPGPPIJ quanto a pesquisa conduzida pelo OpoInfâncias contam com recursos provenientes de emendas parlamentares viabilizadas pela deputada Érika Kokay.
1. Docentes do PPGPPI. 2. Hudson Carajá e Profª. Maria Lúcia Pinto Leal durante a aula
Durante a aula, a professora Maria Lúcia Pinto Leal (PPGPPIJ/Ceam/UnB) dialogou com o psicólogo e pesquisador indígena Hudson Carajá sobre os desafios contemporâneos da demarcação de terras, destacando a importância do território para a formulação de políticas públicas voltadas às infâncias dos povos originários.
O PPGPPIJ agradece à deputada Érika Kokay, às lideranças indígenas, pesquisadora(es), docentes e discentes que participaram da aula inaugural e contribuíram para o fortalecimento do debate sobre direitos das infâncias indígenas e a luta pela garantia de seus territórios.