Docentes participam do Planejamento Estratégico 2024-2028 do PPGPPIJ

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude (PPGPPIJ) – Mestrado Profissional está em fase final de elaboração do seu Planejamento Estratégico 2024-2028, que será lançado em breve. Atendendo às recomendações de autoavaliação da Capes (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o planejamento visa definir metas, ações e estratégias que guiarão o programa nos próximos quatro anos.

Conforme os indicadores da Capes, os programas de pós-graduação e mestrados profissionais no Brasil devem aprimorar a capacitação dos setores sociais da administração pública e das organizações não governamentais, além de contribuir para o crescimento econômico do país. A avaliação da fundação considera vários fatores, como a articulação e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular em relação aos objetivos do Programa; a adequação do perfil do corpo docente à proposta do Programa; o alinhamento do planejamento estratégico com o da instituição; a qualidade da produção intelectual dos discentes, egressos e docentes; e os processos de autoavaliação com foco na formação discente e produção interdisciplinar.

Apresentação do Planejamento Estratégico PPGPPIJ

Nesse contexto institucional, o PPGPPIJ, lançado em 2022, realizou a I Oficina de Planejamento Estratégico 2024-2028: Rumo à Consolidação, nos dias 13 e 14 de abril, no auditório da AdUnB. A oficina presencial contou com o esforço colaborativo e democrático de toda a comunidade acadêmica do Programa, incluindo docentes, discentes e servidores.

Durante o evento, foi apresentada uma autoavaliação do PPGPPIJ com base nos indicadores da Capes e no Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade de Brasília. Também foram definidos a missão, a visão e os objetivos estratégicos do programa, além da priorização de problemas para a elaboração de um plano de ação.

Em seguida, foram realizadas reuniões entre os docentes para a finalização do Plano de Ação pactuado na oficina. O produto elaborado foi aprovado na 18ª Reunião Ordinária do Colegiado de Pós-Graduação em Políticas Públicas para a Infância e Juventude, em 9 de setembro de 2024. A versão final do Planejamento encontra-se em fase de revisão e editoração para publicação neste site.

 

Comissão de Autoavaliação do PPGPPIJ

Professor Assis da Costa Oliveira apresentando as ações propostas pelo grupo, incluem-se o acompanhamento dos planos de produção individual dos(as) docentes

A Comissão de Autoavaliação do PPGPPIJ, formada pelos(as) docentes Assis da Costa Oliveira, Aline Oliveira Silveira e Paulo Petronílio, tem como atribuição principal acompanhar as metas estabelecidas no Planejamento Estratégico 2024-2028. Dentre as ações propostas pelo grupo, incluem-se o acompanhamento dos planos de produção individual dos(as) docentes, a serem elaborados a partir do diagnóstico situacional realizado na oficina. Está prevista, ainda, a realização de seminários regulares de autoavaliação.

 

Autoridades legislativas prestigiam o PPGPPIJ

O financiamento de emendas legislativas desempenha um papel essencial no apoio ao programa, permitindo a execução de ações e projetos prioritários. A importância desses recursos foi destacada durante a oficina, que contou com a participação da deputada federal Érica Kokay. Embora os deputados distritais Fábio Félix e Gabriel Magno não tenham podido comparecer devido a compromissos previamente agendados, ambos reafirmaram seu compromisso com o financiamento das iniciativas promovidas.

A professora Maria Lúcia Pinto Leal, docente permanente e membro da comissão de Pós-Graduação do PPGPPIJ, ressaltou a importância da articulação política nesse processo. "A obtenção de emendas parlamentares foi crucial para garantir o funcionamento do nosso mestrado, especialmente por se tratar de um mestrado profissional, que depende de recursos externos para se sustentar institucionalmente".

 

Sobre o PPGPPIJ

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude (PPGPPIJ) – Mestrado Profissional conecta a pesquisa acadêmica com o campo profissional das políticas públicas voltadas para a infância, adolescência e juventude, qualificando os processos de formulação, implementação e avaliação dessas políticas. Em continuidade à Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade (EPPIJD), finalizada em 2021, a Pós-Graduação stricto sensu responde à crescente demanda do setor público e se destaca pelo caráter interventivo da modalidade profissional.

Focado em profissionais que atuam com o poder público, o PPGPPIJ promove pesquisas interdisciplinares e inovadoras para enfrentar os desafios econômicos e sociais enfrentados por esses grupos. Originado do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília, o programa integra ciência e humanismo, destacando-se por sua localização estratégica na capital federal. Destina-se a profissionais de diversas áreas que trabalham com políticas públicas para infância e juventude, acolhendo egressos de diferentes campos do conhecimento.

Segundo a professora Maria Lúcia, "o mestrado profissional surgiu de uma articulação que fiz em 2018, quando eu era diretora do Ceam (Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares). Durante um fórum de debate sobre infância e adolescência, foi levantada a possibilidade de o Ceam articular um mestrado profissional nessa área, e contamos com o apoio de parlamentares, como Erika Kokay, Arlete Sampaio e Fábio Felix, para viabilizar essa ideia por meio de emendas", concluiu.