Cecília Robert foi recebida pelas professoras Maria Raquel GM Pires Clarice Santos e Natália Duarte nas instalações da pós graduação do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares

Cecília Robert foi recebida pelas professoras Maria Raquel GM Pires, Clarice Santos e Natália Duarte nas instalações da pós-graduação do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam)

 

A estudante Cecília Robert, doutoranda em Ciências Sociais e docente da Universidad Nacional de Cuyo, em Mendoza, Argentina, iniciou suas atividades de pesquisa e intercâmbio no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude (PPGPPIJ) da Universidade de Brasília (UnB).

Cecília foi selecionada pelo programa "Alunos da Pós-Graduação Escala", da Secretaria de Assuntos Internacionais da UnB. Este programa, uma iniciativa da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), visa promover a mobilidade acadêmica entre as instituições membros.

A AUGM reúne universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, que compartilham características comuns como vocação pública, estruturas acadêmicas semelhantes e equivalência de serviços. 

No dia 29 de agosto, Cecília Robert foi recebida pelas professoras Maria Raquel GM Pires, Clarice Santos e Natália Duarte nas instalações da pós-graduação do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam). A pesquisadora permanecerá na UnB por seis meses.

Durante esse período, a doutoranda participará de diversas atividades, como a disciplina "Violência estrutural e institucional: abordagens interdisciplinares", além de se engajar em projetos relacionados a políticas públicas para infância e juventude em âmbitos local e federal. Cecília também terá a oportunidade de conhecer os núcleos de pesquisa do Ceam e realizar visitas técnicas a serviços de atendimento a crianças e adolescentes no Distrito Federal.

A estudante deve participar, ainda, de um colóquio internacional que reunirá pesquisadores da Universidad de Cuyo e da UnB, promovendo a troca de experiências sobre políticas públicas para infância e juventude na Argentina e no Brasil. O evento está previsto para novembro. 

O PPGPPIJ dá as boas-vindas à doutoranda Cecília Robert, com votos de fecundos aprendizados, produção de conhecimento e parcerias frutíferas para ambas as instituições.

Sobre o programa ESCALA

O programa ESCALA, integrante da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), uma rede de instituições de ensino superior públicas e autônomas da América do Sul, tem como objetivo promover a mobilidade acadêmica de estudantes de pós-graduação. Ao oferecer a oportunidade de cursar parte dos estudos em outra universidade membro, em um país diferente, o programa contribui para a internacionalização do ensino superior na região, o fortalecimento de redes de pesquisa e a ampliação do conhecimento dos estudantes sobre diferentes culturas e sistemas educacionais.

O programa ESCALA é destinado a estudantes regularmente matriculados em programas de mestrado e doutorado nas universidades membros da AUGM. A seleção dos participantes ocorre por meio de chamadas públicas anuais, que definem os critérios e etapas do processo seletivo. Os alunos selecionados têm a oportunidade de realizar um intercâmbio acadêmico em outra instituição da rede, com duração de um semestre letivo. As atividades acadêmicas realizadas durante o intercâmbio são plenamente reconhecidas pelas instituições de origem e de acolhimento.